Bem Vindo ao Gigantes Chapecó... Adicione aos favoritos... Obrigado

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tarefa 01- Segmentos Industriais de Santa Catarina

Indústrias de Santa Catarina
                O estado de Santa Catarina é considerado um grande pólo industrial do país. Podemos dizer que a indústria Catarinense está bem desenvolvida em relação a e outras regiões. A indústria de Santa Catarina é a 4ª do nosso país em numeração de empresas e também a 5ª com o maior numero de trabalhadores em exercício.
                Aqui o que mais cresce em empregos, são as Indústrias Alimentares e as de Vestuários.
                A economia industrial do estado fica caracterizada por diversos pólos, dando a todos esses pólos um equilíbrio entre todos, sendo que em cada região destaca-se em alguns pólos, como: no Sul, indústria de cerâmica, carvão, vestuário e algumas que trabalham com a utilização de plásticos; Na nossa região, o Oeste, encontra-se mais fortes as indústrias de moveis, e a principal,a industria alimentícia;Já no vale do Itajaí, possuem mais algumas indústrias, como a Têxtil,a do vestuário e a industria do cristal; No norte encontramos a confecção de moveis,  materiais elétricos, fábricas de autopeças, plástico, metalúrgica, maquinas e equipamentos; e continuando na Capital, encontramos as madeireiras nas regiões serranas, e os centros tecnológicos na capital.
                Embora ocorra essa concentração em determinadas regiões, ocorre em outras localidades à criação de indústrias diferenciadas, que podem levar ao fortalecimento na criação de novas atividades.
                Sobretudo, a região do estado em que vivemos a região oeste, é o maior produtor de suínos, e industrializados de carne (derivados de frangos, suínos e bovinos) do Brasil.

Agropecuárias

As Agroindústrias de santa Catarina são umas das maiores do Brasil e está crescendo muito rapidamente. Apenas a agricultura não ajuda muito neste crescimento. Mas, mesmo assim, as estimativas dessas agroindústrias de Santa Catarina estão sendo as maiores de todo o Brasil.
A importância das agroindústrias para Santa Catarina é muito alta, pois elas impulsionam muito a economia do estado. Impulsionando, também, suas diferentes áreas de produção. Como, por exemplo, na empresa Alfa que se localiza aqui em Chapecó também é uma agroindústria.

Indústria Têxtil

As indústrias Têxtil de Santa Catarina estão muito boas para o cenário brasileiro e está entre um dos estados com mais produtividade nesta área.
Além de produzir vestimentas e tecidos, essas empresas estão se preocupando também com a questão ambiental, abordando também, fatores de administração, técnicas e maior eficiência para a produção oferecendo melhor qualidade de vida.
A importância do têxtil para Santa Catarina é que elas oferecem bom aumento na atividade economia é que elas oferecem boas condições para o cidadão catarinense consumir suas produções.

Indústria Alimentícia

A indústria de alimentos é uma rede que produz e até comercializa vários tipos de alimentos para o consumo humano. Essa indústria é muito variada pois compreende a área de alimentos frescos, de frigoríficos, conservas, alimentos prontos e, também fabricam produtos que servem para fazer os alimentos.
A importância desse setor para Santa Catarina é que ela é uma propulsora do aumento de exportação e importação, tanto para Brasil quanto para o exterior, aumentando a lucratividade na produção de alimentos.

Indústria Tecnológica

A tecnologia é fundamental para todas as áreas da industria, pois elas dependem da tecnologia para seu crescimento, como por exemplo: no setor da agroindústria, que usa maquinas de produção juntamente com o setor de alimentos, também, em uma fábrica de automóveis (que usam máquinas robotizadas).
            É importante para que todas as indústrias de Santa Catarina desenvolvam novas capacidades para aumentar a qualidade de suas empresas.

Industria de Móveis

É uma industria especializada na busca de matéria prima para a criação de novos ambientes para empresas, fazendo com que haja uma enorme apresentação no mercado.
Possibilitando também a criação de novas filiais.
É importante para o estado, porque ela traz muitas inovações levando o mercado catarinense a ficar muito conhecido no exterior pela sua criatividade de criação de ambientes domésticos e empresariais.

Industria Metalúrgica

Esse ramo é importante por muito motivos, trazendo com suas empresas a formação de esquadrias de aço para serem fornecidas para construção de pontes, prédios, e plataformas de petróleo.
Que na maioria dos casos ela produz o suficiente que uma empresa necessita, dependendo muito de sua própria locomoção para atingir o local de destino da entrega de seus materiais.

Industria de Autopeças

Fundamental na criação de peças de automóveis e outras máquinas dependendo do pedido.
Caracterizando-se assim como a única que pode construir tão peça, ou parafuso, e até mesmo polcas, que serão necessárias para o desenvolvimento de novas maquinas.

 Preferência do Grupo

O setor que o grupo mais se identificou foi a industria alimentícia, pois em nossa cidade podemos encontrar diversas industrias que trabalham com exportação e importação de alimentos industrializados de animais.
    Considerando que vivemos com pessoas que trabalham nessa área, por esse motivo tivemos o foco maior nesse setor  da Industria.
    Que também temos ele em nosso dia-a-dia em nossa mesa, que sem sobras de dúvidas temos a noção de onde vem e de como pode ser embalado e produzido o produto feito nas empresas de nossa cidade e região, tudo sendo feito a base de pesquisas e de verificações, que fiscalizam os produtos que podem chegar ao mercado e a nossa mesa.

Entrevista assunto escolhido pela equipe (Industria Alimentícia)





Nenhum comentário:

Postar um comentário